terça-feira, 6 de abril de 2010

13 DE MAIO – DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

CAPOEIRA: MANIFESTAÇÃO DE ARTE/LUTA QUE CONTRIBUIU RICAMENTE PARA A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS EM NOSSO PAÍS.



13 DE MAIO – DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA




CAPOEIRA: MANIFESTAÇÃO DE ARTE/LUTA QUE CONTRIBUIU RICAMENTE PARA A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS EM NOSSO PAÍS.

A capoeira tem muitos motivos para ser trabalhada na escola, além de ser rica culturamente trabalha aspectos emocionais, físicos e motor; e de acordo com lei já instituída a cultura africana deve ser trabalhada no conteúdo escolar. Pode ser trabalhada mesmo por aqueles que não tem conhecimento pratico com a modalidade, é bom iniciar com uma história que fale por exemplo de um menino e ai vai da imaginação da professora, é importante trabalhar com lúdicos que lembram a arte como, o andar dos animais (já que os escravos inventaram a arte luta observando os mesmos), pode ser feito pega pega, onde quem for pego abaixa ficando na posição de cócoras (cocórinha na capoeira) e o outro amigo passa a perna por cima para salvar (meia lua de frente), outros movimentos também como a ginga imaginando um triângulo e os dois pés ficam nas duas pontas na parte da frente do triângulo e vai intercalando os pés um por vez na ponta de trás do triângulo e mexendo os braço como se estivessem vendo horas no relógio, sem contar nesses movimentos que as crianças já fazem por instinto como estrelinha (aú), parada de mão (bananeira) e ponte, quem tiver instrumentos também ajuda a deixar a aula mais rica, a marcação do instrumento pode ser memorizada com 4 batidas (Ca-fé -com – pão).