segunda-feira, 5 de abril de 2010

ProJeto: Uma Joaninha diferente

Colégio

Ano: 2010

Professora:






1-Introdução:

Sabemos que desde os primórdios o homem se preocupa em conhecer a realidade que o circunda e que o mesmo necessita conviver em grupo, sendo modificado e modificando atitudes, espaços e estilos de comportamento.
Com base nessa colocação acredita-se que a escola pode e deve trabalhar a influencia das mídias, reflexões sobre o que vivenciamos nos mais diversos ambientes e propor atividades que possibilitem aos alunos interações com a diversidade e a formação de valores, sendo essa uma das grandes metas do projeto.Para tanto serão trabalhadas histórias, teatros, vídeos, textos, ... Tudo buscando levar a compreensão de que devemos respeitar as diferenças e aprender com a diversidade. Sendo utilizados vários recursos para obter tais resultados.


2. OBJETIVOS


2.1. Objetivo Geral


Analisar como os valores vêm sendo trabalhados no ambiente escolar, buscando formas de conscientizar pais, professores e alunos a respeito da necessidade de reflexão, adaptação e consciência quanto às diferenças existentes nos diversos ambientes. Refletindo também sobre a influencia das mídias nas atitudes infantis.

2.2. Objetivos Específicos


Possibilitar interações que levem a vivenciar situações de reflexão quantos as diferenças.
Discutir questões referentes as diversas literaturas infantis que serão trabalhadas no projeto, buscando mudanças de atitudes;
Trabalhar através da contação de histórias a questão do preconceito abordando temas e materiais diversificados.
Realizar nas reuniões de pais momentos de reflexão sobre o tema cultura e cidadania.


3.JUSTIFICATIVA

Todas as pessoas são diferentes umas das outras, ninguém é igual a ninguém. Cada um tem o seu jeito de ser, cada um tem seus sonhos, suas dificuldades e limitações, e é esta diferença que torna rica as relações cotidianas e faz o homem crescer, aprender e fortalecer seus sentimentos tornando-se cada vez mais humano e mais solidário.

Todos querem e precisam sentir-se incluídos fazendo parte da construção de uma sociedade melhor, de um mundo mais fraterno. O homem não é uma ilha ele precisa compartilhar fatos, dividir experiências, trocar afetos e isso só se torna possível quando ele abre o coração e percebe que todas as pessoas são especiais e que pequenas atitudes de respeito e solidariedade são grandes diferenciais para que todos mostrem o seu valor.
Aceitar o outro é um desafio que nos dá a oportunidade de convivermos com pessoas que são diferentes de nós, mas que tem os mesmos direitos garantidos pela constituição, cidadãos que como nós queremos uma sociedade justa e livre de preconceitos ou discriminações.

Portanto podemos crer que a escola tem papel fundamental no comportamento infantil, é claro que ela não deve ser a única responsável pela formação de valores. Cabe aos educadores e toda equipe escolar desenvolver projetos que possam estimular os alunos a terem atitudes mais condizentes com o que é esperado para um convívio social adequado, trabalhando valores, que são questionados pelos alunos a todo o momento.

As famílias também precisam ser trabalhadas, para que possam compreender muitas questões vivenciadas no ambiente escolar. Estamos diante de uma geração que precisa ser trabalhada em relação a alguns valores.
Com a saída da família na busca pela sobrevivência nossas crianças estão deixando de ser orientadas, além de tudo a tv, a Internet e outras mídias vem distanciando as relações familiares e a aquisição de orientações no ambiente familiar. As novas gerações estão em uma luta constante pelo ter, e o ser, o humano, o toque, o carinho, estão sendo substituídos pelos presentes, telefonemas etc.
Quem vai orientar nossas crianças? A escola hoje tem um papel fundamental nessa busca por posturas conscientes numa sociedade composta pelas diferenças.

O projeto irá conscientizar os alunos sobre as diferenças e possibilitar reflexões sobre o que vêem e ouvem, buscando auxiliar e compreender as mesmas.



4. METODOLOGIA

Durante todo o projeto serão realizadas atividades buscando trabalhar em conjunto com o professor. Em momento agendado os alunos irão ouvir histórias que serão contadas dentro de diversas metodologias, enfocando a história “UMA JOANINHA DIFERENTE”. Serão feitas reflexões e atividades de sistematização em sala de aula como: interpretação, produção textual, dobradura, colagem, modelagem,l etc.

5. RESULTADOS ESPERADOS E AVALIAÇÃO


Espera-se que após a realização do projeto muitos alunos modifiquem suas atitudes em relação aos colegas, professores e a escola. E que todos possam aceitar a diversidade de forma menos preconceituosa, tendo um novo olhar sobre os educandos especiais, as outras religiões e sobre a diversidade de modo geral.
Acredita-se que os mesmos poderão analisar melhor as imagens e apelos das mídias. Priorizando mais o ser e menos o ter, buscando uma convivência menos preconceituosa e mais amigável, sem discriminar e dificultar as interações no ambiente escolar.
O projeto precisa ser cultivado e trabalhado sempre, para que as mudanças sejam realmente parte da prática de todos e possam ser levadas para suas vidas.


6- CULMINÂNCIA


Autor: Regina Célia Melo

Editora: Paulinas