quarta-feira, 10 de março de 2010

Projeto Circo

PROJETO CIRCO:

O maior espetáculo da terra!

"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente.
Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos.
Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."

(Leonid G. Engibarov)

- Responsáveis:

Professores Maternal – Giselle,

- Idade: a partir de 2 anos.

- Número de participantes: todos os alunos

- Tempo de execução: Mês de março

Justificativa:-

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

Problemática:-

Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!

Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!

Objetivo geral:-

  • Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:-

  • Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
  • Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
  • Trabalhar e desenvolver a criatividade;

Eixos temáticos / conteúdos:-

Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.

  1. O Circo;
  2. O fazer artístico;
  3. Apreciação musical;
  4. Expressividade;
  5. Equilíbrio e coordenação;
  6. Noções de formas e quantidades;
  7. Noções de diferenças e igualdade;

Estratégias / Recursos:-

    • Música
    • Dança
    • Desenho
    • Pintura
    • Brincadeiras infantis
    • Jogos diversos
    • Literatura infantil
    • Vídeos
    • Cds
    • Adereços

Desenvolvimento:- (exemplos)

  • Atividade 1 – A história do circo;
  • Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
  • Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;
  • Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras – edt. FTD;
  • Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
  • Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
  • Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
  • Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
  • Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;


Culminância:-

Visita ao SESC - numa das apresentações voltada à semana de comemoração ao dia do Circo.

Avaliação:-

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Bibliografia:-

Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.

O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi