quarta-feira, 28 de abril de 2010

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Reclamação - 162,49
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domingo, 25 de abril de 2010

Condições de um bom trabalho de leitura em creche

Critérios de seleção

1. Qualidade do texto
O texto deve apresentar um bom trabalho de linguagem, coesão interna e organicidade, evite obras, cujo caráter utilitário que enfatize visões diretiva e inquestionável de mundo e de moral.

2. Diversidade:
Procure diversificar os temas e linguagens (prosa, poesia, Cartum, livro sem texto, crônicas, conto de fadas).A oferta de obras com características bem diversas abre possibilidade de uma maior identificação do leitor com os livros, atendendo as diferenças individuais.
3. Adequação das obras á faixa etária:
Fique atenta ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa. Com relação á extensão das narrativas, é importante salientar que os livros com texto podem ser breves ou relativamente longos, porém, desde que sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe a natureza, transformando-o em uma sucessão de frases soltas e sem significados, tal qual uma cartilha.
4. Ilustração:
Nesta faixa etária as gravuras é que irão, de inicio, exercer maior atração sobre a criança.
5. Regularidade
É interessante garantir na rotina um momento para leitura ou narração de histórias;
6. Organização do espaço

Cinco idéias para brincar com um livro

Cinco idéias para brincar com um livro

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. O JOGO DAS VOZES

Qualquer conto por pequeno que seja, pode transformar-se num jogo de vozes e ruídos. As mudanças de tons, encantam aos pequenos: as vozes agudas, as graves, as que imitam as crianças, a uma bruxa, os sons da água, do vento, dos animais... Assim aprendem a identificar aos distintos personagens: os bons, os maus, os mais jovens ou os mais velhinhos. O certo é que qualquer elemento criativo captará sua atenção!
Nota: Para crianças de 0 a 8 anos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. DESENHE A ESTÓRIA

Só são necessários lápis de cores, cartolinas e um narrador. O jogo consiste em que as crianças representem as distintas sequências do conto: o começo, meio e o fim. Podem fazer quantos desenhos quiserem. O importante é deixar sua criatividade livre. Além disso, observando seus desenhos pode-se aprender centenas de coisas: o que mais as chamam a atenção será o maior, e o que menos gostam o omitirão ou serão muito pequenos...Os encantarão ter suas próprias ilustrações dos contos!
Nota: Para crianças de 3 a 8 anos. A partir dos 6 anos também se pode propor que escrevam pequenos textos no rodapé dos desenhos, assim fabricarão seus próprios contos.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. FAZENDO TEATRO

É hora de tirar do baú: um guarda-chuva, umas luvas, colares de plástico, cintos ou um colete. Qualquer roupa antiga será o perfeito disfarce. Também ajudará um set de maquilage infantil para caracterizar uns bigodes, uma cicatriz ou para "envelhecer" o semblante. Representarão o seu conto favorito!

Nota: Para crianças de 5 a 8 anos. A partir dos 7 anos também pode-se propor que escrevam um pequeno roteiro para adaptar a história do livro.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. O SUPER DETETIVE

Se o que se quer é desenvolver sua atenção, só tem que sugerir a eles que sejam um "super detetive". O jogo consiste em buscar pistas secretas: podem ser cores, palavras que comecem por A, ou B, palavras no plural, no masculino, no feminino, palavras que escrevam com H. Pode estabelecer um limite de tempo ou de palavras e no final pensar em uma grande recompensa...Que tal sua sobremesa favorita? É fantástico para a ortografia, o vocabulário e a linguagem!

Nota: Para crianças de 7 a 12 anos. Cada detetive tem que ter seu próprio livro de detetive e uma caneta para poder anotar todas as pistas. Se muitas crianças participam, cada um pode utilizar uma caneta de cor diferente.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. INVENTANDO OUTRO FINAL

Com certeza deve haver algum livro com um final pouco divertido, assim que a solução é combinar com toda a família um final perfeito. Cada um apresenta sua idéia e entre toda a família se decide que "pedaço da história" é o melhor. É uma forma de conversar sobre um livro: os personagens, o contexto, as diferentes situações, etc. O jogo pode se complicar em função da idade dos participantes.

Nota: Para crianças de 5 anos em diante. Este jogo não tem idade e com certeza existem centenas de finais para serem modificados.

Conteúdos da pré escola

Conteúdos da pré escola s
Faixa Etária: 02 anos a 6 anos e 11 meses

1- Língua Portuguesa

* 1.1- Objetivos:
* Espera-se que a criança:.
* Expresse o pensamento com desembaraço:.
* Utilize a linguagem como meio de ampliação do pensamento. organizando idéias e sequenciando-as logicamente:.
* Identifique a função social da leitura e da escrita. através de múltiplas atividades de linguagem:.
* Perceba a relação entre palavras falada e a palavra escrita. iniciando-se. assim. a sistematização da alfabetização.
* 1.2- Conteúdos: .
* Expressão e interpretação de vivências através de diferentes formas de manifestação: * gesto:* desenho:* cores:* movimentos:* sons: .* palavras;* conversas (relatos, comentários, debates);* entrevistas.
* A expressão oral como forma de comunicação:* conversas;· relatos - em seqüência. acontecimentos vivenciados;· reprodução - em seqüência, histórias, vídeos;· criação de histórias;· ampliação do vocabulário.
* . Conhecimento das várias modalidades de linguagem: *narrações:* poemas;* histórias;* quadrinhas;* parlendas;* trava-língua:* piadas;* música;* adivinhações:* provérbios..
* O desenho como representação gráfica da idéia;* pessoas;* objetos:* cenas:* situações:* desenho livre:*Diferenciação entre desenho e escrita.Produção de escrita espontânea (grafismo), rCompreensão do que e o que ela representa.
* Reflexão e operação com a linguagem. na sua função social:* jornais:. revistas:* livros:* dicionários:* enciclopédias:. bilhetes. recados:. propagandas:. receitas:* bulas:* placas informativas;* histórias em quadrinhos:* cartas;* diários:* anúncios:* cartazes:. listas de nomes. de supermercados. telefones.·
* A escrita como representação na fala. --·
* .Reconhecimentos e escrita do seu nome, de seus colegas, objetos. logradouros do seu meio ambiente. r·
* Construção de textos espontâneos, mesmo sem apresentar conversão na escrita:-* Reescrita de histórias a partir de leitura e, interpretação de narrativas infanto-juvenil contos, fábulas, lendas* relato de experiências, individual e coletiva;* histórias em quadrinhos;. paródias..
* Aquisição de base alfabética e do funcionamento do' sistema de representação dal'íngua escrita:. escrita como representação da fala e as letras como representação do fonemas;* as formas e tipos de letras (de forma, cursiva, maiúscula e minúscula);* as diferentes interpretações dos textos;* as diferentes maneiras de construir outros textos, a partir de textos lidos.

2- Matemática

* 2.1- Objetivos:
* Espera-se que a criança:.
* Desenvolva o raciocínio lógico-matemático, através de experiências concretas; .
* Participe, ativamente, na busca de soluções dos problemas que surgirem
* 2.2 - Conteúdos:.
* O professor deverá detectar em que momento se encontra o conhecimento da criança nos conceitos referentes a:* grandeza - maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;* posição - em cima/em baixo. entre, direita/esquerda:. direção e sentido - para frente/para trás, para direita/para esquerda, paracima/para baixo. no mesmo sentido/em sentidos contrários. meia volta/uma volta:.
* identificar a subtração com uma situação-problema que envolve a Idéia ae tirar.de comparar ou de completar:identificar a divisão como uma situação-problema que envolve a Idéia de separar uma coleção. em grupos. com o mesmo nu meros de objetos .
* Geometria:exploração sensorial de objetos:. Distinção de formas: Percepção da forma como um atributo dos objetos físicos. Relação espaço-tempo:
exploração espacial dos objetos. do próprio corpo e do meio ambiente:orientação espacial (posição. direção. lateral Idade):localização no tempo e sequenclalização.

3- Integração meio física e social

* 3.1- Objetivos:
* Espera-se que a criança:.
* Se integre melhor ao seu meio físico e socIal. através da estimulação constante:.
* Adquira experiências que facilitem a compreensão do mundo que a cerca e as interrelações que nele ocorrem
* :Experimente. observe e investigue.
* 3.2- Conteúdos:
* . Identificar intervalos de tempo:* hora, dia. semana, mês. ano:* manhã, tarde. nOite:* ontem, hoje. amanhã..
* Identificar suas atividades diárias e responsabilidades:* Levantar. alimentar-se. executar tarefas (em casa e na escola) dormir, higienecorporal.
* * Identificar as próprias características e as das pessoas com as quais convIve emcasa e na escola:.. Nome. idade, data do seu aniversário;nomes das pessoas de sua família. relações de parentesco e funções que elasexercem:.. Nomes e funções que exercem as pessoas na escola;.. sua pOSiçãO no contexto familiar e escolar:* relações existentes entre as pessoas (de parentesco. de amizade, decooperação, (de trabalho e de estudo)..
* Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social:. Formas de cumprimentar as pessoas;. Atenção e consideração pelo outro;. Atitude de respeito à propriedade alheia e direito do outro..
* Identificar os direitos e deveres de cada pessoa da família e pela escola;
* . Identificar as regras estabelecidas pela família e a escola:.
* Estabelecer relações de posição e distância:*sua posição geográfica na sala de aula:*a posição da sala de aula em relação ao prédio da escola:*pontos de referêncIa na vizinhança da escola e da casa:.
* Reprodução animal: naSCimento e crescimento aos filhotes.
* CaracterístIcas externas ao corpo humano-partes. órgãos ao sentido e características sexuais primarias:" relação dos órgãos externos com as respectivas funções:" importância do asseio corporal para manutenção da saúde...
* Relação entre os órgãos dos sentidos e as percepções do ambiente:" orientação espacial a partir do corpo da criança: lateral idade. anterioridade e profundidade..
* Algumas funções do corpo humano: alimentação de movimentos respiratórios. pulsação e batimentos cardíacos e aumento de transpiração e eliminação de dejetos:" relação entre exercícIos físicos e aceleração de movimentos respiratórios.batimentos cardíacos e aumento de transpiração:" relação entre a intensidade da transpiração com o aumento da temperaturaambiente
* :" importância da higiene do vestuário. da alimentação e da habitação para amanutenção da saúde..
* Diferentes etapas do crescimento e do desenvolvimento: recém-nascidos. lactente. pré-escolar. escolar. adolescente e adulto..
* Influência da alimentação no crescirnento e no desenvolvimento:" ocorrência de algumas doenças próprias da Infância: sarampo, catapora.coqueluche, etc.:" importância da vacinação como meio de prevenir algumas doenças próprias dainfância

.4- Educação física

* 4.1- Objetivos:
* Espera-se que a criança:.
* Explore os movimentos do seu corpo de forma coordenada:.
* Localize-se bem no espaço, adquirindo o vocabulário específico quanto á posição,localização e distância:.
* Perceba a relação que eXiste entre seu corpo, objetos e demais seres vivos:.
* Aumente sua disPosição física e adquira um refinamento da coordenação motora
* .4.2- Conteúdos:.
* Conhecer e dominar o próprio corpo - parado e em movimento:" estruturação do esquema corporal:" exploração das diferentes posições do corpo (sentado. deitado. ajoelhado);" percepção dos segmentos do corpo (brancos. pernas. tronco. cabeças e suascombinações);
* " domínio de lateral idade:" funções vitais do corpo (respirar. comer, pulsar. etc.).
* " relações do Indivíduo e espaço ocupado-pOSiçãO e distância:. Relação do Indivíduo com os outros:" socialização:" autonomia:" auto-conceito:" afetividade..
* Desenvolvimento elementar das quantidades fíSicas primárias: andar, correr. saltar. equilibrar. flexionar e estender... a distância percorrida de casa à escola em termos ae peno. longe numero aproximado de quadras.
* . Identificar os elementos naturais e culturais eXistentes em seu amOlente:.. rio. montanha. árvore. terra. céu e outros:.. a existêncIa dos seres VIVOS:.. sol. chuva. vento e temperatura:.. tipos de construção:.. tipos étnicos - seus hábitos e costumes;. .. meios de transportes;.. meios de comunicação..
* Identificar as necessidades básicas do ser humano:.. alimentação. vestuário. higiene, habitação. afeto. lazer. sono. segurançacomunicação e locomoção..
* Identificar a ação do homem na transformação da natureza para atender suas necessidades:
* . Reconhecer na transformação do meio o fruto do trabalho:.
* Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado:.
* Reconhecer os símbolos nacionais:.. Hino e Bandeira Nacional
* .Obs.: Os momentos festivos não devem ser tratados desvinculados do contexto, pois são suscitadores de análise crítica da realidade atual, podendo ser compartilhados com todos os segmentos da escola, pais e comunidade... Ambiente - A matéria.
* Reconhecimento de seres e objetos no ambiente;'
* . Características dos objetos e seres - forma e tamanho:.. posição dos objetos e seres ambientes. uns em relação aos outros:.. posiições dos objetos e seres do ambiente em relação â criança..
* Comparação entre as massas e o tamanho dos objetos e seres:.. medidas não padronizadas de massas e distâncias:* medidas padronizadas de distâncIa:.
* Classificação dos objetos e seres, segundo critérios variados:. Objetos que afunda e flutuam na água;. Algumas propriedades dos materiais-cheiro, sabor e consistência:. Familiarização e exploração de materiais variados:* descrever, comparar; reconhecer e identificar quanto à utilidade.. Relação dos materiais com luz-brilho e transparência:* materiais de ambiente que são necessários ao homem: madeira. areia, sal,palha. couro, etc.;.. materiais que o homem lança no ambiente: lixos, dejetos. fumaça, etc.:" materiais que podem causar aCidentes ao homem por ingestão, contaminaçãoda pele, etc., como substâncias tóxicas. água contaminada. alimentos deteriorados ou ingestão de substâncias nocivas;
* . Ocorrências de misturas no ambiente:* processos de separação de misturas utilizadas na vida diária: catação,peneiração e filtração:* observação e realização de misturas de materiaiS diferentes (café com leite.água e sal. água e óleo. água e área. etc.) .
* Distinção de sexo em alguns animaiS.. Coordenação motriz (global e seletiva) em situação contextualizada (Jogo ao Faz de conta). Iniciação à construção de regras:desenvolvImento da socialização:respeito a SI e aos outros:participação:situações individuais e coletivas.Desenvolvimento de hábitos salutares:noções de higiene pessoal:postura:alimentação: vestuário:.ordem e disciplina
noções de prevenção de aCIdentes.
* . Resgate da cultura popular:" jogos;.. brinquedos:.. folguedos.

5- Educação Artística

* 5.1- Objetivos:
* Espera-se que a criança:
* . Desenvolva o ritmo. descobrindo seu próprio ritmo e percebendo os diferentes: discrimine e reproduza diferentes sons:.
* Discrimine estímulos visuais, sonoros, táteis. gustativos e olfativos. manipulando e conhecendo seu próprio corpo:. Utilize recursos que favoreçam sua percepção e. criatividade:.
* Perceba a importância da coordenação nas relações humanas. para seu desenvolvimento social e afetivo.
* 5.2- Conteúdos:
* - Expressão Musical
* . Elementos de expressão e comunicação:. cores:.. formas:. expressões fisionômicas..
* Tipos de sons:. vocais:.instrumentais:. naturais.artificiais:. ruídos..
* Propriedades dos sons:.altura - grave (violoncelo),médios (violão),agudos (violino);. duração - longos.curtos;.. intensidade - maior ou menor grau de força, para produzir o som:.. timbre - propriedade que distingue a procedêncIa do som (voz de criança,cantar do pássaro, som da flauta)..
* Ritmo:· andar:· batimentos cardíacos:· movimento respiratório· relógio.·
* Melodia - sucessão organizada de sons:· Harmonia - combinação simultânea dos sons: . Folclore na educação:· músicas:· danças.-
* Expressão Corporal. Jogos e brincadeiras:· dramatização espontânea e de descoberta;· dramatização criadora:· exploração do próprio - no espaço e no plano:- locomoção:- orientação espacial:- manipulação:- verbalização:- Interação social.. Teatro - ao vivo e de anteparo· fantoche:· sombra:· máscaras:· luvas:· marionetes.. Mímica:. Jogos simbólicos (faz de conta); .
* Folclore:· danças:· festas típicas:· canções populares:· circos:· rodeios:· desfiles:· festas religiosas- Expressão Plástica. Pintura livre. com uso de materiais diversos:· folhas:· legumes:· mãos· pincéis· pé. etc..
* Desenho livre.
* Modelagem· argila:· papel-machê· massa. etc.- Recorte e colagem:· moldes:· revistas:· jornais:· ilustrações:· desenhos. etc.-
* Montagem ou construção - utilização de sucatas:· confecção de brinquedos;· fantoches-Dobradura (origami)- Monotipia (técnica de impressão de um desenho):· exploração;· descoberta da resultantes de misturas.-Formas geométricas sólidos simples (cubos. esferas, pirâmides); figuras simples (quadrado, triângulo, círculo);· de objetos:· linhas (vertical/horizontal/oblíqua).
* - Comunicação gráfica:painel:cartazes:mural:convites. etc.

3 - Recursos humanos

- valorização mútua.

4 - Gestão participativa

5 - Constância de propósitos (objetivos)

6 - Aperfeiçoamento contínuo

7 - Integração

8 - Delegação de competências: autonomia e responsabilidade.

9- Garantia de qualidade: acesso e permanência.

10- Avaliação contínua.

11- Ética· Símbolos:Como representação de objetos. pessoas. idéias. situações:Como transmissor de uma mensagem a todas as pessoas de um grupo (podem ser explorados símbolos conhecidos como: logotipos. sinais de trânsitos. e outros, até chegar aos símbolos matemáticos).

. Classificação:. reconhecer entre semelhanças e diferenças:* estabelecer agrupamentos. de acordo com critérios:. descobrir o critério utilizado em uma classificação:. explorar noções de Teoria dos Conjuntos (pertinência.reunião).inclusão. intersecção..

Seqüências:· conceito e determinação do motivo de uma seqüência. com a utilização de:· movimentos corporais:· discriminação auditiva:· manipulação de materiais:· representações gráficas.- Seriações utilizando critérios relacionados às noções de: . .mais estreito:.mais alto:.mais baixo:.mais largo, etc.- Noções intuitivas de medidas de tempo: . .hora:.dia:.mês:.ano:

Noções intuitivas de distância, através de comparações:.Mais perto;. Mais longe;.Números Naturais:. escrever e nomear números naturais:* explorar a contagem de rotina:* comparar quantidades:* seqüências de números naturais, em ordem crescente ou decrescente; * sucessor e antecessor dos números naturais:* identificar e utilizar escritas equivalentes de um mesmo número natural.. Operações:* identificar a audição como uma situação-problema que envolve a idéia dejuntar:* identificar a multiplicação como urna situação-problema que envolve uma audição de parcelas Iguais.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

♡ APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA ♡ (PEDRO BIAL)
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no Jardim de Infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
Estas são as coisas que aprendi lá:
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe.... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca à tarde.
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... Nós também .

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e aí verá como ele é verdadeiro claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.

Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos .

"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver".

segunda-feira, 12 de abril de 2010

101 Maneira de Alfabetizar

1001 MANEIRAS DE ALFABETIZAR VOLUME 1

http://picasaweb. google.com. br/linemmo/ 1001ManeirasDeAl fabetizarVolume1 #

1001 maneiras de alfabetizar vol 2

http://picasaweb. google.com. br/priscilangeli casantos/ 1001ManeirasDeAl fabetizarVol2#

1001 maneiras de alfabetizar vol 3

http://picasaweb. google.com. br/priscilangeli casantos/ 1001ManeirasDeAl fabetizarVol3#

1001 maneiras de alfabetizar vol 4

http://picasaweb. google.com. br/priscilangeli casantos/ 1001ManeirasDeAl fabetizarVol4#

1001 maneiras de alfabetizar vol 5

http://picasaweb. google.com. br/priscilangeli casantos/ 1001ManeirasDeAl fabetizarVol5#

terça-feira, 6 de abril de 2010

13 DE MAIO – DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

CAPOEIRA: MANIFESTAÇÃO DE ARTE/LUTA QUE CONTRIBUIU RICAMENTE PARA A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS EM NOSSO PAÍS.



13 DE MAIO – DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA




CAPOEIRA: MANIFESTAÇÃO DE ARTE/LUTA QUE CONTRIBUIU RICAMENTE PARA A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS EM NOSSO PAÍS.

A capoeira tem muitos motivos para ser trabalhada na escola, além de ser rica culturamente trabalha aspectos emocionais, físicos e motor; e de acordo com lei já instituída a cultura africana deve ser trabalhada no conteúdo escolar. Pode ser trabalhada mesmo por aqueles que não tem conhecimento pratico com a modalidade, é bom iniciar com uma história que fale por exemplo de um menino e ai vai da imaginação da professora, é importante trabalhar com lúdicos que lembram a arte como, o andar dos animais (já que os escravos inventaram a arte luta observando os mesmos), pode ser feito pega pega, onde quem for pego abaixa ficando na posição de cócoras (cocórinha na capoeira) e o outro amigo passa a perna por cima para salvar (meia lua de frente), outros movimentos também como a ginga imaginando um triângulo e os dois pés ficam nas duas pontas na parte da frente do triângulo e vai intercalando os pés um por vez na ponta de trás do triângulo e mexendo os braço como se estivessem vendo horas no relógio, sem contar nesses movimentos que as crianças já fazem por instinto como estrelinha (aú), parada de mão (bananeira) e ponte, quem tiver instrumentos também ajuda a deixar a aula mais rica, a marcação do instrumento pode ser memorizada com 4 batidas (Ca-fé -com – pão).

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ProJeto: Uma Joaninha diferente

Colégio

Ano: 2010

Professora:






1-Introdução:

Sabemos que desde os primórdios o homem se preocupa em conhecer a realidade que o circunda e que o mesmo necessita conviver em grupo, sendo modificado e modificando atitudes, espaços e estilos de comportamento.
Com base nessa colocação acredita-se que a escola pode e deve trabalhar a influencia das mídias, reflexões sobre o que vivenciamos nos mais diversos ambientes e propor atividades que possibilitem aos alunos interações com a diversidade e a formação de valores, sendo essa uma das grandes metas do projeto.Para tanto serão trabalhadas histórias, teatros, vídeos, textos, ... Tudo buscando levar a compreensão de que devemos respeitar as diferenças e aprender com a diversidade. Sendo utilizados vários recursos para obter tais resultados.


2. OBJETIVOS


2.1. Objetivo Geral


Analisar como os valores vêm sendo trabalhados no ambiente escolar, buscando formas de conscientizar pais, professores e alunos a respeito da necessidade de reflexão, adaptação e consciência quanto às diferenças existentes nos diversos ambientes. Refletindo também sobre a influencia das mídias nas atitudes infantis.

2.2. Objetivos Específicos


Possibilitar interações que levem a vivenciar situações de reflexão quantos as diferenças.
Discutir questões referentes as diversas literaturas infantis que serão trabalhadas no projeto, buscando mudanças de atitudes;
Trabalhar através da contação de histórias a questão do preconceito abordando temas e materiais diversificados.
Realizar nas reuniões de pais momentos de reflexão sobre o tema cultura e cidadania.


3.JUSTIFICATIVA

Todas as pessoas são diferentes umas das outras, ninguém é igual a ninguém. Cada um tem o seu jeito de ser, cada um tem seus sonhos, suas dificuldades e limitações, e é esta diferença que torna rica as relações cotidianas e faz o homem crescer, aprender e fortalecer seus sentimentos tornando-se cada vez mais humano e mais solidário.

Todos querem e precisam sentir-se incluídos fazendo parte da construção de uma sociedade melhor, de um mundo mais fraterno. O homem não é uma ilha ele precisa compartilhar fatos, dividir experiências, trocar afetos e isso só se torna possível quando ele abre o coração e percebe que todas as pessoas são especiais e que pequenas atitudes de respeito e solidariedade são grandes diferenciais para que todos mostrem o seu valor.
Aceitar o outro é um desafio que nos dá a oportunidade de convivermos com pessoas que são diferentes de nós, mas que tem os mesmos direitos garantidos pela constituição, cidadãos que como nós queremos uma sociedade justa e livre de preconceitos ou discriminações.

Portanto podemos crer que a escola tem papel fundamental no comportamento infantil, é claro que ela não deve ser a única responsável pela formação de valores. Cabe aos educadores e toda equipe escolar desenvolver projetos que possam estimular os alunos a terem atitudes mais condizentes com o que é esperado para um convívio social adequado, trabalhando valores, que são questionados pelos alunos a todo o momento.

As famílias também precisam ser trabalhadas, para que possam compreender muitas questões vivenciadas no ambiente escolar. Estamos diante de uma geração que precisa ser trabalhada em relação a alguns valores.
Com a saída da família na busca pela sobrevivência nossas crianças estão deixando de ser orientadas, além de tudo a tv, a Internet e outras mídias vem distanciando as relações familiares e a aquisição de orientações no ambiente familiar. As novas gerações estão em uma luta constante pelo ter, e o ser, o humano, o toque, o carinho, estão sendo substituídos pelos presentes, telefonemas etc.
Quem vai orientar nossas crianças? A escola hoje tem um papel fundamental nessa busca por posturas conscientes numa sociedade composta pelas diferenças.

O projeto irá conscientizar os alunos sobre as diferenças e possibilitar reflexões sobre o que vêem e ouvem, buscando auxiliar e compreender as mesmas.



4. METODOLOGIA

Durante todo o projeto serão realizadas atividades buscando trabalhar em conjunto com o professor. Em momento agendado os alunos irão ouvir histórias que serão contadas dentro de diversas metodologias, enfocando a história “UMA JOANINHA DIFERENTE”. Serão feitas reflexões e atividades de sistematização em sala de aula como: interpretação, produção textual, dobradura, colagem, modelagem,l etc.

5. RESULTADOS ESPERADOS E AVALIAÇÃO


Espera-se que após a realização do projeto muitos alunos modifiquem suas atitudes em relação aos colegas, professores e a escola. E que todos possam aceitar a diversidade de forma menos preconceituosa, tendo um novo olhar sobre os educandos especiais, as outras religiões e sobre a diversidade de modo geral.
Acredita-se que os mesmos poderão analisar melhor as imagens e apelos das mídias. Priorizando mais o ser e menos o ter, buscando uma convivência menos preconceituosa e mais amigável, sem discriminar e dificultar as interações no ambiente escolar.
O projeto precisa ser cultivado e trabalhado sempre, para que as mudanças sejam realmente parte da prática de todos e possam ser levadas para suas vidas.


6- CULMINÂNCIA


Autor: Regina Célia Melo

Editora: Paulinas

sábado, 3 de abril de 2010

Indio

ELE MORA NUMA TRIBO,

CONTENTE E FELIZ.

CAÇANDO E PESCANDO

E COMENDO RAÍZ.

FOI ELE O PRIMEIRO,

HABITANTE DO BRASIL.

SALVE O DIA DO ÍNDIO,

19 DE ABRIL.

Datas Comemorativas do Mês de Abril

ABRIL

01 - DIA DA MENTIRA - DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO DOS ÍNDIOS

02 - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTO JUVENIL

04 - DIA DO LIVREIRO CATÓLICO

06 - INICIO DA HORA LUTERANA NO BRASIL (1947)

07 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE - DIA DO CORRETOR - DIA DO MÉDICO LEGISTA - DIA DO JORNALISTA - DIA MUNDIAL DA HIPERTENÇÃO

08 - DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER - DIA DO CORREIO - DIA DA NATAÇÃO - DIA DO DESBRAVADOR - DIA PROFISSIONAL DE MARKETING

09 - DIA NACIONAL DO AÇO

12 - DIA DO OBSTETRIZ

13 - DIA HINO NACIONAL BRASILEIRO

14 - DIA DO PAN - AMERICANO

15 - DIA MUNDIAL DO DESENHISTA - DIA DO DESARMAMENTO INFANTIL - DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

16 - DIA NACIONAL DO LEONISMO

18 - DIA DO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

19 - DIA NACIONAL DO ÍNDIO

20 - DIA DO DIPLOMATA

21 - DIA DE TIRADENTES - DIA DA POLICÍA CIVÍL - DIA DO METALÚRGICO - DIA DA LATINIDADE

22 - DIA DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA - DIA DO PLANETA TERRA - DIA DA AVIAÇÀO DE CAÇA

23 - DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO

24 - DIA INTERNACIONAL DO JOVEM TRABALHADOR

25 - DIA DO CONTABILISTA

27 - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

28 - DIA DA SOGRA - DIA DA EDUCAÇÃO

29 - DIA MUNDIAL DAS ASSOCIAÇÕES CRISTÃS FEMININAS

30 - DIA NACIONAL DA MULHER - DIA DO FERROVIÁRIO

Projeto Indio

PROJETO: TODO DIA É DIA DE ÍNDIO


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Duração do projeto: 1 SEMANA
Área: NATUREZA E SOCIEDADE
Conteúdo: Conhecer um pouco da cultura indígena (moradia, alimentação, lendas) e suas influências ao longo da história.


Justificativa:

Este tema foi escolhido porque o índio faz parte de uma civilização que ajudou a construir a história do nosso país, e este tema possibilita conhecer algumas curiosidades sobre a vida e a arte deste povo, e suas influências sociais, culturais e artísticas ao longo da história.

Objetivo geral:

- Propiciar aos educandos através de diferentes fontes de informações (livros, fotos, entrevistas, revistas) conhecimentos básicos sobre a vida do índio.

Objetivos (que a criança seja capaz de...)


- Ouvir com curiosidade histórias de outras culturas;
- Retirar informações a respeito das imagens contidas no texto;
- Estabelecer relações e comparações da cultura estudada com a sua atual.




Orientações didáticas:

- Valorizar os conhecimentos prévios;
- Organizar o espaço e a disposição das crianças nas situações de roda;
- Garantir na roda a participação do grupo;
- Ler textos pertinentes ao assunto;
- Escolher bons portadores com boas ilustrações;


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Etapas previstas:

- Sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto;

- Apresentação de gravuras sobre os índios, moradia, artesanato etc.;
- Leitura de lenda: A lenda da mandioca, enfocando valores a natureza;
- Coletar em diferentes fontes de informação imagens para o trabalho com leitura de imagem;
- Exibição do dvd: Pocahontas e/ou Tainá
- Especialistas na área para melhorar a aprendizagem por parte do grupo;
- Cantar músicas infantis que valorizem a cultura indígena;
- Apresentar e discutir sobre as palavras de origem indígena;

- Conversação sobre o cuidado e proteção que os índios têm para com a natureza;

- Alimentação saudável dos índios.


Fechamento: lanche coletivo com frutas e raízes. Arrumar as crianças com cocar para representar o índio.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia do indio

"CAÇADA ESQUISITA"

Cada equipe, usando seus colares, recebem uma lista constando de vários objetos, que deverão procurar na própria sala, no pátio e onde mais for possível esconder, o que foi feito com antecedência pelo professor. Esses objetos serão, sempre que possível, nas cores de cada equipe, para evitar que uma não pegue os objetos de outra. Todos os objetos da lista serão em quantidades iguais a todas as equipes exceto o amuleto que terá apenas um.

Procurar os objetos listados abaixo. Procure sempre pela cor de sua equipe.
10 penas de ave, 5 folhas secas, 1 flor, 3 espigas de milho, 2 pedras redondas, 1 amuleto debiscuit (bichinho de massinha), 1 graveto em forma de y, 3 sementes.

Vence a equipe que conseguir reunir todos os objetos pedidos, portanto, a que conseguir encontrar todos os objetos pedidos incluindo o amuleto, que terá só um escondido.
"O COCAR DO CACIQUE"

As quatro equipes estarão sentadas no chão em fila indiana, uma ao lado da outra. Mais ou menos 5 metros à frente de cada equipe, haverá uma mesa com várias tiras de tecidos e penas tingidas nas cores das equipes, nas quantidades equivalentes ao número de participantes. As tiras de tecidos e as penas tingidas estão todas misturadas.

Dado um sinal, o último de cada fila corre até o local onde estão as tiras de tecidos e as penas e separa 5 penas da sua cor e cola numa tira de tecido, imitando um cocar. Depois de pronto deve colocar o cocar na cabeça e voltar à sua fila, mas no primeiro lugar.
Imediatamente, o último deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora.

A equipe vencedora receberá uma pena especial para os devidos cocares.
"COMIDA DE CURUMIM"

As crianças nas aldeias indígenas eram chamadas de curumim. Os alimentos melhores eram para elas. Os adultos tentavam agradá-las com as melhores frutas.
Todos participantes, por equipe recebem uma banana, canela em pó, um prato refratário ou assadeira.
O professor ensinará como preparar as bananas: cortar as pontas, fazer um corte na casca para abri-la sem tirar totalmente, polvilhar um pouco de canela em pó e fechar a casca.

Toda a equipe prepara a sua banana, colocam sobre o prato refratário, que é levado por alguns minutos ao forno micro-ondas ou forno comum. Dependendo do local, pode ser feito sobre brasas, numa fogueira, mas as bananas deverão ser embrulhadas em papel alumínio.

Enquanto as bananas assam, as equipes participarão de um trabalho manual.
"O POTE SAGRADO"

Algumas tribos de índios no Brasil faziam cerâmica. A cerâmica era importante para guardar sementes, cozinhar e também para enterrar seus mortos. A cerâmica era considerada sagrada pois guardada a vida, as sementes que produziriam alimentos; e os corpos dos entes queridos, que riam para outros campos de caça e viveriam para sempre felizes.

Todos os participantes, em equipe, recebem um pequeno pote de cerâmica. Cada equipe receberá tintas, pincéis, barbantes e colas, com os quais decorarão seus potes. Nos potes de cada equipe deverá ter a cor da equipe como predominante. Os desenho e enfeites ficarão por conta da vontade e inspiração de cada um.
"A CORRIDA DAS TORAS"

Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes.

As equipes também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas.
Os pares com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas soprando ma pena de galinha ou pato. Se a pena cair, começam novamente. Ao chegar ao ponto final, nova dupla começa o percurso, soprando outra pena. A pena deverá estar sempre no ar. Todos da equipe devem participar, sempre aos pares e com as pernas amarradas.

Vence a equipe que cumprir a tarefa em primeiro lugar. A equipe vencedora ganhará colares extras.

Após o jogo todas as equipes deverão se arrumar para participar da festa, para isso receberão maquiagem para decorar o rosto como se fossem índios também.
"A FESTA DE JACI"

Jaci é uma deusa indígena, representada pela lua. Os índios fazem festas, dançam e cantam para ela.

As equipes maquiadas, com colares e cocares feitos por elas, participarão da festa. Aprenderão a música: "Vida de índio" (letra abaixo),coma melodia da música infantil "Marcha soldado".
A mesa estará arrumada,com: flores, as bananas assadas, pedaços de milho cozido, mandioca cozida, mel, algumas frutas, sucos de frutas, copos, talheres e pratos descartáveis, que podem ser substituídos por espetinhos d emadeira e folhas de bananeira.

Os alunos se confraternizam, comendo, cantando a música ensinada e dançando. Cada equipe apresentará uma dança ou alguns passos coreografados, criados para esse momento.

A Brincadeira do Sapo Taroké
Brincadeira dos índios Tukano - Alto Rio Negro, AM

O Tuxáua (chefe) Sapo reúne seus parentes numa fila em sua aldeia, para perguntar o que cada um quer comer. Os sapos só podem responder mosquitos (carapanã). Aqueles que falarem outros alimentos como frutas (cuki, uacu e umari) ganham veneno do Tuxáua Sapo e morrem. Só sobreviverão os que acertarem a verdadeira alimentação dos sapos: os insetos. Como prêmio, os vencedores farão parte do grupo do chefe.

O Jogo do Uiraçu (Gavião)

Brincadeira dos índios Canela - Barra do Corda, MA
Uma criança representa o gavião e as outras formam uma fila, começando pelos mais altos. Cada criança abraça forte o colega da frente, com os dois braços passando por baixo dos braços do colega. O gavião, solto, grita "Piu" (tenho fome). O primeiro da fila mostra suas pernas "Tu senan síni?" (quer isto?). O gavião diz "É pelá" a todas elas, menos para a última a quem diz "Iná!" (sim); e sai correndo atrás dela. O grupo, sempre abraçado, tenta cercar a ave. Se o gavião agarrar a criança, leva-a para o seu ninho. O jogo continua até que o animal agarre todas as outras crianças maiores de acordo com a ordem.

Oficina de criação

Propor aos alunos que pintem macarrões furadinhos e façam colares, pulseiras, cintos e tornozeleirasimitando arte indígena. Para fazer um cocar é só colar penas coloridas entre os macarrões.
Proponha uma pesquisa referente às contribuições indígenas: nomes, culinária, artes etc
rojeto Carnaval da Folia

Justificativa:

Oferecer condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do Carnaval.

Cabe a escola desempenhar seu papel de ampliar conhecimentos, permitindo que as varias opiniões sobre determinados conhecimentos sejam conhecidas, socializadas, e até mesmo desmistificada.

Objetivo:

* Compreender o significado do Carnaval como festa popular,
* Identificar aspectos, objetos e músicas características,
* Estimular a criatividade,
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Mascaras
* Desenhos para colorir usando vários recursos
* Recorte e colagem
* Músicas
* Poesias

Culminância: - Bailinho de Carnaval com crianças fantasiadas (24 de fevereiro)

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: De 13 a 24 de fevereiro/2006


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto Comemorando a Páscoa

Objetivos:

* Compreender o significado da Páscoa
* Identificar e compreender os símbolos da Páscoa
* Estimular a comemoração da Páscoa
* Desenvolver a criatividade
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança

Justificativa:

A Páscoa é momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Lembrancinhas
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas
* Dobradura
* Enfeites
* Confecção de cartão
* Máscaras
* Confecção do álbum dos símbolos da Páscoa

Culminância: - Confecção de bombons de leite ninho e entrega dos mesmos para as crianças.

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: Aproximadamente 15 dias (de 01 a 12 de abril/2006)




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto “Corpo, Saúde e Higiene”

Justificativa:

Diante do quadro das crianças desnutridas e mal alimentadas, é preciso orientá-las para que sejam capazes de valorizar a alimentação de frutas, verduras e legumes.

Objetivos:

* Levar a criança a valorizar uma boa alimentação
* Conhecer as diversas espécies de frutas
* Identificar cores por meio de frutas
* Desenvolver o conceito de quantidade e formas
* Conscientizar as crianças sobre a importância da higiene em relação as frutas
* Saber adequar a alimentação às suas necessidades
* Adquirir hábitos para uma boa alimentação
* Compreender a importância das frutas, legumes e verduras para o nosso organismo
* Estimular a criatividade, a imaginação e a socialização
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Sucatas
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas e poesias
* Dobradura
* Enfeites
* Viseira de frutas
* Máscaras

Culminância: - Reunir as crianças e preparar um suco

- Estimular a alimentação diária

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: Aproximadamente 15 dias (final de março, até dia 07 de abril/2006 - Dia Mundial da Saúde).




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto Valorização de Mamãe

Justificativa:

Resgatar valores éticos entre filhos e mãe valorizando a família

Objetivos:

* Valorizar as mães
* Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: obediência, respeito, compreensão
* Valorizar as mães adotivas
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
* Incentivar a criatividade e a imaginação

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Mensagens
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas
* Dobradura
* Enfeites
* Cartões
* Desenhos livres

Culminância: Apresentação do coral das crianças e entrega de Lembrancinhas às mães (11 de maio)

Avaliação:

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 2 primeiras semanas do mês de maio/2006.




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto “Festança no Arraiá”

Justificativa:

Proporcionar a sociabilidade e a integração da comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas e brincadeiras folclóricas.

Objetivos:

* Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo
* Resgatar nossa cultura, despertar o gosto pelas festas juninas, como folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e religioso
* Desenvolver a socialização da criança
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
* Incentivar a criatividade e a imaginação

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Máscaras
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas juninas
* Dobradura
* Enfeites
* Convites
* Desenhos livre sobre o tema
* “O dia da Pipoca”

Culminância: Realização da festa junina envolvendo toda a comunidade escolar.(08 de Junho).

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: Mês de junho e a primeira semana de junho.




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto “Viva o Papai”

Justificativa:

É necessário despertar nas crianças sentimentos de amor e gratidão para com o PAI,

e nesse sentido a escola precisa cumprir sua função social de integração familiar.

Objetivos:

* Valorizar o “papel” dos pais
* Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como: obediência, respeito, compreensão aos pais verdadeiros e adotivos
* Saber citar o nome completo do pai, sua profissão e local de trabalho
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
* Incentivar a criatividade e a imaginação
* Desenvolver a criatividade
* Estimular a socialização

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas e poesias
* Dobradura
* Trabalhos com sucatas
* Cartões
* Desenhos livres

Culminância:

* Café da manhã para os pais (se possível)
* Apresentação de músicas e poesias com entrega de presentes aos pais

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 2 primeiras semanas do mês de agosto/2006.




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto “Nosso Folclore”

Justificativa:

Resgatar a nossa cultura e nossos valores, garantindo assim as tradições às outras gerações.

Objetivos:

* Valorizar o folclore brasileiro
* Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas
* Promover a socialização
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança por meio das poesias músicas e danças
* Incentivar a criatividade e a imaginação

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Fantoches
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas
* Poesias
* Dobradura
* Confecção de um mural com figuras folclóricas
* Máscaras
* Utilização de sucatas
* Desenhos livres sobre o tema
* Jogos e brincadeiras folclóricos
* Confecção de um albinho educativo

Culminância: Apresentação de danças e/ou músicas típicas.

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 2ª quinzena de agosto/2006.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto Semana da Criança

Justificativa:

A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

Objetivos:

* Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
* Valorizar a criança
* Estimular a auto-estima
* Evidenciar direitos e deveres da criança
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
* Proporcionar jogos e brincadeiras


Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Lembrancinhas
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas e poesia
* Dobradura
* Brinquedos com sucata
* Brincadeiras dirigidas
* Mensagens

Culminância: Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca ou cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças.

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração: 1ª quinzena do mês de outubro/2006.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto Natal, Tempo de Paz

Justificativa:

As crianças, assim como os adultos, precisam do espírito do natal para manter acesa a chama da alegria, da esperança e da confraternização, desmistificando assim a relação Natal x Comércio

Objetivos:

* Compreender o verdadeiro significado do natal
* Compreender os símbolos natalinos
* Desenvolver a linguagem oral
* Estimular a socialização
* Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança

Desenvolvimento:

* Capa para trabalho
* Máscaras
* Desenhos para colorir
* Recorte e colagem
* Músicas natalinas
* Poesia
* Dobradura
* Cartões
* Albinho educativo
* Mensagens

Culminância:

Apresentação de teatro natalino, músicas e poesias com confraternização das famílias (“ceia natalina comunitária”). Entrega de lembracinhas.

Avaliação:

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Duração:

2ª quinzena do mês de novembro.

Dia 14 de dezembro será realizada a Feira Pedagógica e encerramento de final de ano.




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto Conhecendo e Respeitando os Animais

Justificativa:

Educar as crianças numa educação ambiental para que elas valorizem e respeitem o meio ambiente e os animais que ali vivem.

Objetivos:

* Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral
* Reconhecer que os animais são seres vivos
* Comparar diversos tipos de animais através da observação
* Identificar diferenças e semelhanças entre os animais

Saber identificar

* Animais domésticos e selvagens
* Animais úteis e nocivos ao homem
* Reconhecer as diversas espécies de animais
* Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem
* Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais
* Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança

Desenvolvimento:

* Lembrancinhas e enfeites
* Desenhos para colorir utilizando diversos recursos
* Recorte e colagem
* Modelagem de animais
* Máscaras
* Músicas e poesia
* Dobradura
* Exibir vídeos sobre animais
* Montagem de teatro
* Convite para evento
* Montagem de murais
* Brincadeiras dirigidas
* Mensagens
* Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais
* Se possível, levar as crianças ao parque municipal

Culminância: Exposição dos trabalhos realizados na Feira Pedagógica (14/dez)

Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho

Duração: Durante todo ano letivo de 2006.




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto Construindo Relações

Justificativa:

Estabelecer o contato com a criança e seus familiares, despertando o hábito do dialogo, do toque e do respeito mútuo.

Objetivos:

* Experimentar e utilizar os recursos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades, expressando seus desejos sentimentos, vontades e desagrado e agindo com progressiva autonomia
* Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e a satisfação que ela produz
* Brincar
* Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais funcionários da instituição, demonstrando suas necessidade e interesses

Conteúdo:

* Comunicação e expressão dos desejos, desagrado, necessidades, preferências, e vontades, em brincadeiras e nas atividades do cotidiano
* Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmo que produz
* Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se faz necessário
* Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação.
* Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro
* Respeito às regras simples de convívio social

Operacionalização:

* Brincadeiras diversas
* Bater palmas
* Dançar
* Brincadeiras no espelho
* Gesticular
* Lançar bolas
* Ouvir e cantar músicas
* Manusear livros
* Ouvir histórias
* Carimbo de mãos e pés
* Imitação
* Integração com crianças de outras turmas
* Parque

Encerramento: Apresentação do registro de fotos, realizados durante o projeto.

Duração: Durante todo ano letivo de 2006




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto para Feira Pedagógica

Projeto Contos de Fadas

“A imaginação de uma criança deve ser alimentada, com a condição de que não se estabeleçam receitas”
(Helde, 1980).

Justificativa:

Bruxas e fadas são elementos mágicos presentes nas histórias, que conseguem articular um movimento interno na criança, permitindo-lhe percorrer um longo e lento caminho no campo do imaginário e construir suas relações com o real.

A linguagem destas histórias leva a criança a uma viagem onde se misturam o real e a fantasia. Onde devem ser uma LITERATURA portadora de uma linguagem carregada de significados, permitindo releituras e oferecendo novas óticas para ouvintes/leitores vários.

Ao ingressar na escola, a criança deixa o convívio com a sua família e passa a conviver com adultos e crianças de sua idade, descobrindo da sua maneira, novas experiências, novos valores, que irão enriquecer os conhecimentos que ela já traz do universo que a rodeia, dando oportunidade de desenvolver suas potencialidades, preparando-se e despertando para a vida.

Por isso é necessário oferecer às crianças os mais diversos materiais de leitura.

Transformando assim a sala de aula num ambiente estimulante, aconchegante, prazerosa, em que a criança possa manifestar livremente a compreensão e os questionamentos que faz a partir da leitura.

Por isso que o professor e os pais devem contar histórias adequadas ao nível de interesse de cada grupo, incentivando-o a escolher livremente sua literatura para que, aos poucos, possam fazer a seleção de seus próprios livros, criando um clima afetivo e de aproximação entre a criança e o mundo fascinante da literatura infantil.

É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento lingüístico, o textual, o conhecimento do mundo, que a criança consegue construir o sentido do texto.

A base da aquisição da leitura está na interação entre o conhecimento prévio da criança e elementos textuais apresentados.

Sendo assim a criança apresentará interesse para a leitura e produções de textos.

Objetivos:

· Estimular a oralidade e a criatividade de cada criança;

· Desenvolver o gosto pela leitura;

· Identificar o sonho de cada criança;

· Reconhecer os personagens da história;

· Mostrar o mundo da Fantasia e do Faz de Conta;

· Proporcionar momentos que estimulem o raciocínio;

· Adquirir independência;

· Enriquecer o vocabulário.

Metodologia: O projeto será desenvolvido com atividades de leituras de histórias, pesquisas, dramatizações, conversas formais e informais e com construção do seu próprio livro.

Os recursos serão: livros, cds, revistas, jornais, papéis, tintas e outros.

Atividades:

* Começarei com uma leitura de um Faz de conta por semana. Onde a sala poderá ter conhecimentos de vários textos literários.
* Oralmente faremos interpretações dos textos trabalhados durante a semana.
* Farei em roda a hora da sua história, onde cada criança terá a oportunidade de falar a sua história a partir da que está sendo trabalhada na semana.
* Trabalharei coma história intuitiva, os alunos olham as gravuras do livro e vão formando a história, a professora vai sendo a escriba e no final ela lê o que foi realizado.
* Produção da leitura através do reconto.
* Utilizarei músicas que se relacionam com os contos trabalhados.
* Proporcionarei a hora do Cantinho dos Livros.
* As crianças desenharão a história trabalhada.
* Trabalharei com dramatizações, histórias cantadas e confecções de materiais de sucatas.
* Aplicarei jogos como: jogo da memória, trilha e do bingo com gravuras.
* Brincaremos com o baú das dramatizações e com teatro de fantoches.
* Exibir um filme relacionado ao livro trabalhado.
* Confeccionar uma maquete em grupo.
* Para finalizar apresentaremos um musical ou uma peça teatral.

Avaliação: A avaliação será realizada durante o tempo todo da realização do trabalho. Pois a criança desenvolve todos os dias, através de um gesto, da fala, do seu desenho, da sua maneira de se relacionar. Por isso é que a avaliação será no decorrer no Projeto todo e não só no final.

Cronograma: O Projeto será desenvolvido durante o segundo semestre.




É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projetos Especiais – Pré-escola
Turmas: Pré I A e B.
Pré II A e B.
Pré III A e B.

Professoras Responsáveis: Pré I A: Andréia Lage da Fonseca
Pré I B: Erica Guimara Spinelli
Pré II A: Leila Terezinha Castro de Souza
Pré II B: Leila Terezinha Castro de Souza
Pré III A: Lidionete Matins de J. Tolentino
Pré III B: Lidionete Matins de J. Tolentino


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto: Cuidado com a dengue!

Objetivos:

Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter em nossa casa para evitar água parada, eliminando os criadouros do mosquito;

Falar sobre os sintomas da doença e os riscos, para que as crianças possam compreender que todos nós temos que assumir uma atitude responsável;

Realizar um “arrastão” com as crianças procurando e retirando possíveis criadouros na área externa do CEI.

Duração: Ano letivo de 2006.

Desenvolvimento:

* Cartazes
* Desenhos
* Máscaras
* Panfletos

Avaliação: Exposição e cartazes

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto: Reciclagem - Lixo que vira Bicho

Objetivos:

· Preservar o meio ambiente em que vivemos, melhorando a qualidade da vida humana;

· Estabelecer diferença entre separar e reciclar o lixo;

· Descobrir várias maneiras de reutilizar o papel, plástico, vidro, latas, etc.

· Trabalhar na construção de uma mudança de mentalidade em relação à problemática do lixo.

Duração:

Ano letivo

Desenvolvimento:

· Leituras

· Recortes de jornais

· Panfletos

· Cartazes

· Separação do lixo

· Reaproveitamento de materiais

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Projeto de Leitura, Canto e Ensenação

“Musical Contos e Fábulas”
Autora: Professora Lidionete Martins de Jesus Tolentino
Colaboradores: Antonio Tolentino (Marido – confecção e montagem do livro)
Professora Ana Lucia (Ilustração do livro)

Público alvo: Crianças de 3 a 10 anos – E.I. e E.F.

Objetivos:

- Desenvolver na criança:

a) O gosto pela leitura e o hábito de assistir filmes e ler livros de historinhas infantis;
b) O máximo do seu potencial de participação oral, corporal, plástica e de entendimentos do que assiste, lê ou ouve;
c) A capacidade de assimilar a mensagem da história e aplicá-la na sua vivência diária;
d) A capacidade de superar suas dificuldades de comunicação e de interação social;
e) O gosto pelo canto, expressão musical e corporal;
g) O senso de cooperação e trabalho coletivo.

Duração: Durante o ano letivo de 2007.

Desenvolvimento:

* Hora da história

- Filmes e leitura dos livros infantis:

o Chapeuzinho vermelho (obediência)
o Três porquinhos (preguiça)
o Dona baratinha (vaidade)
o Branca de Neve e os Sete anões (inveja, maldade e trabalho coletivo)

- Reconto e entendimento oral da história;

- Livro do aluno de cada história com expressão plástica e exploração de algumas palavras.

* Hora da música:

- Canto do Musical Contos e Fábulas”

o Pout–pourry das músicas das histórias acima (anexo);

- Canto (coral) com gestos e expressões corporais.

* Encenação – cenário:

- Livro de 1,20 m de altura por 90 cm de largura (fechado) e 1,80 metros de largura (aberto).

Personagens:

o Menina tímida (dona do livro);
o Personagens das historinhas do pout–pourry;
o Três crianças para segurar o livro em pé.
o Coral
o Narrador.

- História para introdução a encenação:

Narrador: Era uma vez uma menina chamada . . . . . . . . . . . (nome da menina) que era muito tímida. Se sentia sempre muito sozinha porque não tinha amiguinhos para brincar e era muito triste. Só ficava mais alegre quando todos os dias ela pegava seu livro de “Contos e Fábulas” para ler. Porque os personagens das histórias eram seus únicos amiguinhos.

Mas um dia ..... Vejam só o que lhe aconteceu!

b) A menina vai até o livro que já está em pé seguro pelas crianças. Abraça o livro e suspira profundamente

_ Ah!!! Meu amiguinho!

Abre o livro e o folheia falando:

_ Bom dia Chapeuzinho vermelho!

_ Olá Três porquinhos!

_ Oi Dona Baratinha!

_ Oh! Branca de Neve e os Sete Anões?

Neste momento, simultaneamente, o coral começa a cantar, se abre a porta do livro e os personagens na ordem do pout-pourry entram pela porta, pega a menininha pela mão, dançam, pulam e brincam com ela, durante cada canto de cada historinha.

Encerra-se o pout-pourry com o refrão dos Sete anões “Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou”, os personagens fazendo tchau voltam para o livro na mesma ordem.

Fecha-se a porta do livro.

A menininha extasiada fecha o livro e exclama abrindo os braços, sonhadora:

_Ai! Hoje foi o dia mais feliz da minha vida!

Os personagens que entraram para o livro se posicionam na mesma ordem no palco e junto com a menina e as crianças do livro, agradecem aos aplausos.

Finalmente, na mesma ordem, saem os personagens, sai a menina e as três crianças levando o livro.

Pout Purry: Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, Dona Baratinha e Branca de Neve e os Sete Anões.

I

Pela estrada afora eu vou bem sozinha

Levar esses doces para a vovozinha

Ela mora longe, o caminho é deserto

E o lobo mal passeia aqui por perto

II

Mais à tardinha, ao sol poente

Junto à mamãezinha dormirei contente

III

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau 3 vezes

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, looobooo maaau

IV

Quem quer casar com a Dona Baratinha

Que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha

É carinhosa e quem com ela se casar

Terá doces todos os dias

No almoço e no jantaaaaaar!!!

V

Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou

Pá-rá-rá-tim-bum, Pá-rá-rá-tim-bum, 6 vezes. 3 normais e 3 saindo

Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou

VI

Eu vou, pra casa agora eu vou

Pá-rá-rá-tim-bum, Pá-rá-rá-tim-bum,

Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou

Eu vou, pra casa . . .

Tirado da Net

Projeto Bonequinho Doce

O Bonequinho Doce (Alaide Lisboa)
Esta história do Bonequinho Doce, de Alaíde Lisboa, me fascinou quando tinha meus sete anos:

"Lucinha e Lalá estavam conversando.
Lucinha disse: Lalá, eu queria um irmãozinho para brincar.
E Lalá disse: Eu também, Lucinha, queria um irmãozinho para brincar.
Lucinha e Lalá pensaram, pensaram...
Depois, Lucinha disse: Vamos fazer um irmãozinho, Lalá!
Lalá respondeu, dando pulos de contente:
Vamos, Lucinha, vamos fazer um irmãozinho!
Lucinha e Lalá arranjaram um pouco de água, um pouco de farinha, um pouco de açúcar.
Lucinha e Lalá amassaram a farinha, a água e o açúcar.
E fizeram um bonequinho doce.
O Bonequinho Doce ia ser o irmãozinho de Lucinha e Lalá.
Lucinha e Lalá estavam contentes mesmo!
Elas queriam muito um irmãozinho para brincar!
O irmãozinho de Lucinha e Lalá vai ficar bonitinho, bonitinho!...
Depois Lalá disse: Vamos pintar o Bonequinho Doce?
Lucinha respondeu: Vamos sim, Lalá.
E as duas meninas pediram tinta à Mamãe e pintaram o Bonequinho Doce: pintaram o chapeuzinho de azul, pintaram o paletozinho de vermelho, pintaram a calcinha de amarelo.
O Bonequinho Doce ficou muito bonitinho!
Lucinha e Lalá levantaram o Bonequinho Doce.
O Bonequinho Doce, então, começou a correr!


Lucinha correu atrás do Bonequinho Doce.
Lalá também correu atrás do Bonequinho Doce.
Mas o Bonequinho Doce corria muito mais!...
Lucinha gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Lalá também gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, Lucinha, corra Lalá!
Senão vocês não me apanham.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

No caminho, o Bonequinho Doce encontrou uma velhinha.
A velhinha gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Meus netinhos vão gostar muito de você!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinha!
Senão você não me apanha!
Mas a vovozinha não podia correr muito.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou um velhinho.
O velhinho gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Meus sobrinhos vão gostar muito de você!
O Bonequinho Doce gritou: Corra, corra, vovozinho!
Senão você não me apanha!
Mas o velhinho não podia correr muito.
E o Bonequinho Doce corria, corria...

Mais adiante, o Bonequinho Doce encontrou dois meninos.
Jonjoca gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
Paulinho também gritou: Bonequinho Doce, espere um pouco!
E o Bonequinho Doce gritou: Corra Jonjoca, corra Paulinho!
Senão vocês não me apanham!
E o Bonequinho Doce corria, corria...

De repente, o Bonequinho Doce viu uma lagoa.
E viu um patinho na lagoa.
O patinho viu o bonequinho e gritou:
Bonequinho Doce, pule n’água!
E o bonequinho pulou.
O Bonequinho Doce pulou n’água: tchibum!
E o n’água começou a desmanchar!

Jonjoca e Paulinho corriam, corriam...
E chegaram lá na beira da lagoa.

O velhinho e a vovozinha também chegaram lá na beira da lagoa.

Lucinha e Lalá também chegaram lá na beira da lagoa.
Todos ficaram tristes, tristes!...
O Bonequinho Doce ia sumindo, sumindo...
Lalá começou a chorar.


Então Lucinha disse:
Não chore, Lalá!
Nós vamos para casa fazer outro bonequinho doce!
Lalá parou de chorar e disse: Vamos, Lucinha, vamos depressa para casa.
Vamos fazer outro bonequinho doce!


O novo bonequinho doce não fugiu.
Lucinha e Lalá tiveram muito cuidado: Lucinha e Lalá fecharam a porta do quarto.
Lalá sentou o Bonequinho Doce na cadeira, e Lucinha contou a história do outro bonequinho que sumiu na lagoa.
E o novo Bonequinho Doce pensou: não vou fugir, nunca...”

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PROJETO BONEQUINHO DOCE
PROJETO BONEQUINHO DOCE:
(Educação Infantil)

Neste projeto vc trabalha com a literatura, partes do corpo, culinária e artes.

Primeiro momento:
* Leitura do conto!

- Distribuir o conto para os alunos impresso em folhas brancas. (possuo em .doc quem quiser!)
- Leitura do conto e deixá-los pintar os livros.


Segundo momento:
* Aula de artes com culinária!

Fazer um bonequinho doce com os alunos. Eles participam de todo o processo. Na hora de fazer a massa, trabalhar as medidas e o número 1.

Entregar para cada aluno um pratinho pequeno descartável com uma bolinha da massa do doce para que cada um confeccione o seu próprio bonequinho doce. Nesta etapa trabalhar as partes do corpo: cabeça, tronco, pernas, braços, olhos, boca...
Após cada um terminar o seu bonequinho, colocar em um saquinho plástico para levar para casa e comer com a família! Anexar o livrinho junto ao doce!

Receita da massa:

- 1 lata de leite em pó
- 1 vidro de leite de coco
- 1 lata de açúcar

projeto - Conciência Negra

Literatura...

Aulas de literatura devem ser sempre bem criativas pois estas despertam muito o interesse dos pequenos pelos livros infantis.O livro é uma porta para um mundo cheio de magia e descobertas.Cabe a nós educadores o papel de intermediadores deste contato maior entre a criança e o mundo da literatura!



A Bonequinha Preta





































Livro: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira.Editora Lê

Esta com certeza é uma das minhas favoritas,através deste maravilhoso livro podemos trabalhar tantas coisas boas com nossos alunos.A questão da desobediência,do amor,do egoísmo e até a questão das nossas raças.

Dicas:

* Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula,mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.

* Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas,será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha.Espalhe pela sala,cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas,desenhe por exemplo:A roupinha da boneca, o sapatinho,um gatinho,etc...

* Ao abrir a caixa,mostre primeiro a boneca.Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala.Arrume um lugar pra ela se sentar!Deixe que os alunos peguem a boneca,faça esta atividade em rodinha,todos sentados no chão da sala mesmo.Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las,anote-as,faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade.Se possível fotografe todas as atividades.

* Durante toda a semana trabalhe com o livro,mostre a capa,explore-a bem,fale sobre a autora:Alaíde Lisboa de Oliveira.Se possível,mostre aos alunos uma foto dela.Ao iniciar o conto, leia com voz suave,sem pressa,os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente,isso é ótimo!Não leia o livro todo em um único dia,vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"



*Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram,o que não gostaram,se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela,você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí,como os nossos valores,o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor,mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo,a amizade,etc...













Sugestões de Atividades:

* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.

* Montar um quebra cabeça da bonequinha,fazer colagens,dobraduras,pintura a dedo,modelagem,alinhavo...

* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela.

* Fazer um livrão de reconto,As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.

*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta.Faça convites,decore a sala com balões.Neste dia,leve um bolo,docinhos,salgados e sucos,enfeite a mesa...As crianças amam esta festa,lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...

*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início,meio e fim.Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha,de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha,formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)

Este projeto terá a duração que você escolher e vai depender também do interesse da sua turma,pode acontecer de surgirem novos projetos através deste!Boa aula!!!!





PROJETO: TRABALHANDO COM MÚSICA

1)ESCOLHA UMA MÚSICA QUE OS ALUNOS JÁ SAIBAM DE COR (BOI DA CARA PRETA, ATIREI O PAU NO GATO, PAI FRANCISCO...), ESCREVA-A NUM CARTAZ E FIXE-A NUM LOCAL ONDE TODOS OS ALUNOS POSSAM VISUALIZÁ-LA. DÊ A TODOS A LETRA DA MÚSICA.

2)DE INÍCIO NÃO FALE DO QUE SE TRATA E DEIXE QUE ELES EXPLOREM A LETRA DA MÚSICA FAZENDO SUAS DEDUÇÕES. APÓS, LEIA JUNTO COM ELES E PERMITA QUE ELES DESCUBRAM A MÚSICA. USE UM CD COM A MÚSICA E COLOQUE NO RÁDIO PARA ELES POSSAM OUVIR E CANTAR JUNTOS. DEPOIS QUE TODOS JÁ CANTARAM A MÚSICA COM O AUXÍLIO DO CD, CANTE VOCÊ COM ELES FAZENDO A LEITURA DE AJUSTE NO CARTAZ (LENDO, ACOMPANHANDO A LETRA DA MÚSICA COM O DEDO OU UMA RÉGUA). AH, OS ALUNOS ADORAM QUANDO VÊEM O(A) PROFESSOR(A) PARTICIPANDO DA ATIVIDADE COM ELES. OS DEIXAM BEM PRÓXIMOS!!

3)DEPOIS QUE TODOS JÁ SABEM A MÚSICA, PEÇA PARA QUE ELES ENCONTREM DETERMINADAS PALAVRAS NA LETRA DA MÚSICA E AS CIRCULEM COM CORES DIFERENTES (VOCÊ TAMBÉM VAI ESTAR TRABALHANDO CORES!!). FAÇA ISSO NA FOLHA DELES E DEPOIS PEÇA PARA ALGUNS ALUNOS ACHAREM AS MESMAS E OUTRAS PALAVRAS NO CARTAZ).

4)DEPOIS DISSO, VOCÊ PODE DISTRIBUIR UMA FOLHA ONDE AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CADA VERSO DA MÚSICA(SUBSTANTIVOS) ESTEJAM FALTANDO PARA QUE ELES POSSAM COMPLETAR COM AS MESMAS (SEM O APOIO DA LETRA COMPLETA DA MÚSICA, SENÃO ELES NÃO REFLETEM SOBRE A LEITURA E ESCRITA E VIRA APENAS UMA CÓPIA!). AUXILIE OS QUE ENCONTRAREM DIFICULDADES!! (FAÇA ESSA ATIVIDADE PRIMEIRAMENTE NO COLETIVO PARA QUE ELES COMPREENDAM, LEVANDO-OS A REFLETIR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA.)

5)OUTRA ATIVIDADE É PEDIR PARA QUE USEM ALFABETO MÓVEL PARA ESCREVER PARTE DA MÚSICA (UM VERSO OU O NOME DA MÚSICA). PODE TAMBÉM FAZER ESTA ATIVIDADE UTILIZANDO AS PALAVRAS EMBARALHADAS DE PARTE DA MÚSICA PARA QUE ELES ORGANIZEM.

6)DIVIDA A MÚSICA EM VERSOS E EMBARALHE-OS PARA QUE ELES POSSAM ORGANIZAR OS MESMOS COLETIVAMENTE. DEPOIS PEÇA PARA QUE ELES TENTEM FAZER O MESMO EM DUPLAS OU SOZINHOS DE ACORDO COM O NÍVEL DA TURMA OU DE ALGUNS ALUNOS.

7)FINALIZANDO, PEÇA PARA QUE ELES REESCREVAM A MÚSICA (EM DUPLAS PRODUTIVAS DE ACORDO COM O NÍVEL DE ESCRITA OU INDIVIDUALMENTE). VOCÊ TAMBÉM PODE REESCREVÊ-LA JUNTAMENTE COM ELES TORNANDO-SE O ESCRIBA DE SEUS ALUNOS, ONDE ELES VÃO PODER OBSERVAR ALGUMAS QUESTÕES PECULIARES DA ESCRITA (PONTUAÇÃO,QUE SE ESCREVE DA ESQUERDA PARA A DIREITA, GRAFIA DE ALGUMAS PALAVRAS,QUANDO ACABA A LINHA CONTINUA-SE A ESCREVER NA LINHA DE BAIXO E A PARTIR DA ESQUERDA EM DIREÇÃO À DIREITA...). MAS NUNCA FAÇA ISSO PARA QUE ELES COPIEM!! ISSO NÃO AJUDA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA!!

DEIXE O CARTAZ À MOSTRA NA SALA MESMO APÓS O TÉRMINO DO TRABALHO COM AQUELA MÚSICA NO PROJETO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE SEMPRE EXPLORÁ-LO E O CONSULTAREM. DESSA FORMA VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR QUE SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS!! MAS LEMBRE-SE SEMPRE DE RETIRÁ-LO DO CAMPO VISUAL DOS SEUS ALUNOS QUANDO FIZER UMA ATIVIDADE COM A MESMA MÚSICA PARA QUE ELES NÃO COPIEM E SIM ARRISQUEM A ESCRITA, POIS O ERRO É IMPORTANTÍSSIMO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BUSCA DOS ACERTOS!!! SE NÃO TENTAR, NINGUÉM APRENDE. O MESMO ACONTECE CONOSCO QUANDO TENTAMOS ACERTAR NA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NA VIDA. SE NÃO TENTARMOS, NUNCA SABEREMOS SE DARÁ CERTO OU NÃO! E SE ERRARMOS, ENCONTRAREMOS FORMAS PARA ACHARMOS OS ACERTOS!

VOCÊ PODE BUSCAR OUTRAS FORMAS DE EXPLORAR A LETRA DE UMA MÚSICA!

E LEMBRE-SE DE SEMPRE AUXILIAR OS SEUS ALUNOS QUANDO PRECISAREM!! VOCÊ É O MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DELES!!

E TAMBÉM SEMPRE FAÇA A ATIVIDADE NO COLETIVO, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, PARA DEPOIS PARTIR PARA O TRABALHO EM DUPLA OU INDIVIDUAL.

EM DUPLA, OS DOIS ALUNOS TROCAM SUAS EXPERIÊNCIAS ONDE UM AUXILIA O OUTRO E CONSTROEM JUNTOS SUA APRENDIZAGEM!!

ESPERO TER CONTRIBUÍDO UM POUCO COM VOCÊS COM A MINHA POUCA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO!!

devidos creditos aos autores